Na tarde desse domingo (21) por volta das 13h30 uma aeronave de pequeno porte, acidentou-se no “Aeroclube”, Aeroporto Adhemar de Barros.
Foi efetivado contato com o “Cenipa”, ocasião em que o Coronel “Alexander” informou que o referido acidente já havia sido reportado a equipe do “Cenipa” da região, a saber, Coronel “Pigatto”.
Ademais fora expedida mensagem para o CEPOL para envio das referidas informações a “ANAC”, bem como acionamento da perícia técnico cientifica, onde compareceu ao local a perita criminal Marília” e o fotografo criminal “Hugo”.
A Autoridade Policial esteve no local com a equipe plantonista sob o comando do Dr. Matheus do Prado Oliveira, com o Agente Policial João R. Junqueira Spegiorin.
No local dos fatos no momento que a autoridade Policial chegou as partes envolvidas já haviam sido socorridas pelo corpo de bombeiros viatura prefixo 16214, conduzida pelo CB.PM. “Mendes”, o qual encaminhou o piloto da aeronave e o acompanhante, ao Hospital local “Unimed”.
Pelo local não foram encontradas testemunhas que presenciaram os fatos e a remoção da referida aeronave ficou sob a responsabilidade de um primo do piloto.
Após ser socorrido com ferimentos leves o Piloto teve alta hospitalar e compareceu ao Plantão Policial onde forneceu dados de sua licença, Código Anac, Identidade, Licença Piloto Privado, BREVE, Habilitação Tipo Mono Motor com validade até 04/2023, além de certificado médico Aéronautico ( CMA ) válido até 17/01/2022.
O Fato
Diante da autoridade policial o piloto; informou estar pousando sua aeronave, cruzando a cabeceira 21 tocou na pista, ocasião em que o trem de pouso dianteiro (comumente chamado bequilha) quebrou, pilonando a aeronave.
O Piloto forneceu ainda cópias dos demais documentos, a saber documento de sua aeronave, Certificado de autorização de Voo Marca Experimental, quanto Certificado de aeronavegabilidade Experimental.