Pereira tenta seguir Regimento Interno
Embora seja difícil colocar ordem na casa diante de vícios e desvios acumulados ao longo de muitos anos, o novo presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, José Pereira (PSD), parece disposto a fazer cumprir alguns dispositivos do Regimento Interno.
A primeira demonstração nesse sentido ficou evidente já na sessão ordinária de estreia, quando Pereira solicitou aos vereadores obediência ao tempo máximo de um minuto nas questões de ordem. Faltou apenas solicitar que usem o tempo para tratar de dúvidas relacionadas ao Regimento Interno e à Lei Orgânica do Município em vez de pedirem reparos em buracos, elogiarem corte de mato ou reclamarem do atendimento nos postos de saúde.
Melhor ainda foi a atitude do presidente na ordinária da última segunda-feira, quando, no meio da votação em bloco dos requerimentos, o vereador Paulo Guedes (PSDB) solicitou a retirada das proposituras 178 e 179 por não poder destacá-las. “Desde às 17 horas e 30 minutos, o senhor teve muito tempo para retirar o requerimento. Agora são 18 e 30. Então, está votado, está votado”, respondeu Pereira.
Pano rápido, concluiria o célebre jornalista Paulo Jodate David se ainda escrevesse a coluna “Panorama Político”, leitura obrigatória durante muitos anos no “Diário” e, depois, no “Jornal Cidade”.