A Prefeitura de Limeira renovou por mais seis meses o contrato emergencial com a Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda para operação dos serviços de transporte coletivo. Assinada na última sexta-feira (4), a prorrogação representa o quinto ajuste entre a administração do prefeito Mário Botion (PSD) e a empresa, contratada emergencialmente – portanto, sem licitação – em novembro de 2019.
A Sancetur, aliás, transporta os alunos da rede pública de ensino de Rio Claro desde fevereiro de 2018. Comenta-se nos bastidores da política, inclusive que, diante dos problemas legais da Rápido São Paulo – cujo contrato acaba em dezembro – no Tribunal de Contas e na justiça comum, essa parceria tem grandes chances de ser estendida aos ônibus urbanos a partir de janeiro do próximo ano.
Constituída em 1992 e sediada em Paulínia, a Sancetur tem capital social registrado na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) no valor de 17 milhões e 600 mil reais. Oficialmente, sua única sócia e administradora é a senhora Marly Thecla Nassif Abi Chedid, viúva do ex-presidente da Assembleia Legislativa e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Nabi Abi Chedid, falecido em 2006. Na prática, porém, o negócio é tocado pelo filho Marquinho Chedid, eleito duas vezes (1988 e 1992) vereador em Campinas e deputado federal de 1995 a 1999.