Anuncie aqui

Interesse pessoal coloca em risco a CPI da vacina

Se a Câmara Municipal de Rio Claro seguir ao pé da letra o que determina o Regimento Interno, nenhum dos seus dezenove integrantes estará apto a votar eventual Projeto de Resolução elaborado a partir de parecer da Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na última segunda-feira (12) para apurar suposta quebra da ordem cronológica do Plano Nacional de Imunização da Covid-19.

Pelo menos é essa a interpretação literal do parágrafo 15 do artigo 37 do Regimento, que define as regras sobre a criação e o funcionamento das CPIs. O texto define claramente, ao complementar dispositivo anterior referente ao processo de votação, que são considerados impedidos de participar “os vereadores que estiverem envolvidos no fato a ser apurado, daqueles que tiverem interesse pessoal na apuração, graus de parentesco e os que foram indicados para servir como testemunhas”.

Como é público e notório, ao insinuar durante a sessão ordinária do último dia 12 que algum vereador pode ter furado a fila da vacinação contra o coronavirus, Luciano Bonsucesso (PL) não deu nome aos bois. Isto posto, qualquer pessoa com pelo menos um neurônio em funcionamento chega à conclusão de que todos os integrantes do Legislativo de Rio Claro têm interesse pessoal nos resultados da CPI.

Anuncie aqui

Ainda sobre o tema, causou estranheza a declaração do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) na entrevista concedida ontem à rádio Jovem Pan News de que a CPI se resume a uma questão interna da Câmara e que o Poder Executivo apenas “está à disposição para colaborar”.

Não é bem assim, porém, que a banda toca. Afinal, o recebimento, armazenagem e aplicação das vacinas anticovid são de competência exclusiva da Fundação Municipal de Saúde que, obviamente, também responderá por qualquer desvio na obediência ao cronograma de vacinação.

Anuncie aqui

José Rosa Garcia

Colaborador

O colaborador é jornalista de vasta experiência. Atuou como Jornalista, chefe de redação e editor de jornais, correspondente do Jornal Estado de São Paulo e Assessor Político. Grande conhecedor da área atualmente escreve sobre politica.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Se a moda pega!

O acesso à Justiça e o princípio do direito de ação estão previstos no artigo 5º, XXXV, da Constituição Federal de 1988: “a lei...

Bastidores da Política

Plano Diretor é herança de 2015 Um dos temas políticos em destaque nós últimos dias em Rio Claro é a mobilização do novo governo para...
Anuncie aqui

Mais notícias

Coletiva de Imprensa Esclarece Detalhes do Assassinato de Motorista de Aplicativo em Rio Claro

Delegados afirmam que crime não foi premeditado contra a vítima e revelam motivação financeira dos autores. (Coletiva na íntegra no link ao final da...

Guarda Municipal de Rio Claro comemora 29 anos

Solenidade foi realizada na manhã de quinta-feira. Autoridades civis e militares participaram na manhã de quinta-feira (15) da comemoração dos 29 anos da Guarda Civil...