Entre julho e agosto, dez estudantes brasileiros embarcaram para China e Egito com bolsas integrais do programa bp Global STEM Academies, realizado em parceria com a AFS. A iniciativa contribui para a formação de jovens líderes preparados para os desafios do futuro.
Pedro Henrique Santos, 17 anos, morador de Rio Claro (SP), foi selecionado para participar da edição chinesa do programa bp Global STEM Academies 2025. Interessado em expandir sua visão de mundo e aprender com diferentes culturas, Pedro está imerso em quatro semanas de experiências acadêmicas e culturais, incluindo visitas a centros de inovação e projetos ligados aos ODS.
A bp, empresa global de energia integrada, apoia o programa como parte de sua estratégia de sustentabilidade, que valoriza a educação como ferramenta essencial para um futuro mais justo. Realizada em parceria com a AFS Intercultural Programs, organização internacional sem fins lucrativos, a iniciativa oferece bolsas integrais a jovens de 15 a 17 anos com interesse em ciência, tecnologia e impacto social. A experiência internacional inclui aulas, visitas técnicas e projetos práticos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Neste ano, o programa selecionou dez estudantes brasileiros para uma experiência internacional que combina formação virtual e imersão acadêmica com foco em STEM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Cinco jovens estarão na China, de 6 de julho a 2 de agosto de 2025, e cinco no Egito, de 18 de julho a 16 de agosto de 2025. Em ambos os destinos, eles participam de quatro semanas de atividades acadêmicas e culturais, incluindo aulas, visitas técnicas e projetos práticos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A presença de dez jovens brasileiros entre os 150 selecionados globalmente reforça o compromisso da bp com o Brasil – um dos mercados estratégicos para a companhia – e com o desenvolvimento das comunidades onde atua.
“Investir na formação de jovens talentos brasileiros é também uma forma de fortalecer o ecossistema de inovação e diversidade que será essencial para enfrentar os desafios energéticos do futuro. A bp acredita que contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que está presente é fundamental para construir um futuro mais justo, seguro e sustentável”, afirma Simone Guimarães, Diretora de Comunicação e Assuntos Externos da bp no Brasil
A preparação dos jovens selecionados nesta edição começou em março, com um curso online de 12 semanas, em parceria com a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que introduz conceitos de impacto social, energias renováveis, transição energética e competências globais. Ao final do programa, todos recebem o Advanced Certificate on Global Competence for Social Impact (Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social), um diferencial importante para o futuro acadêmico e profissional dos estudantes.
Para Pedro Henrique, a experiência foi válida. “Pude absorver o máximo de conhecimento possível e voltar preparado para ser um profissional mais completo e conectado com os desafios globais”, afirma.
Para Simone Guimarães, a iniciativa é uma forma concreta de contribuir com a construção de um futuro em que a energia das novas gerações será essencial para transformar o mundo. “Formar jovens líderes conscientes e preparados para atuar em um mundo em constante transformação é fundamental. Ao investirmos em educação de qualidade e promovermos o intercâmbio cultural e científico, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento de competências essenciais em pessoas que podem atuar como agentes de transformação em suas comunidades e no mundo”, avalia a executiva.
O bp Global STEM Academies é uma das cinco iniciativas que integram o programa bp Global STEM Changemakers – uma parceria global entre a bp e a AFS focada em educação, sustentabilidade e STEM. Além do intercâmbio cultural, o programa inclui iniciativas voltadas à aceleração de jovens talentos, inovação em STEM para meninas, capacitação de educadores e participação juvenil em fóruns globais. Desde 2018, esses programas já beneficiaram mais de 2000 jovens em todo o mundo. A meta é impactar 5.000 estudantes, consolidando o programa como uma referência global em educação transformadora e preparação de futuras lideranças para os desafios da transição energética
Sobre a iniciativa
Parceria: bp e AFS Intercultural Programs
Participantes brasileiros: Dez jovens de dez estados diferentes
Período de formação virtual: 8 de março a 7 de junho de 2025
Viagem internacional:
China: 6 de julho a 2 de agosto de 2025
Egito: 18 de julho a 16 de agosto de 2025
Certificação: Advanced Certificate on Global Competence for Social Impact (Universidade da Pensilvânia)
Público-alvo: jovens entre 15 e 17,5 anos, com interesse em STEM e impacto social
Sobre a bp no Brasil
A bp está presente no Brasil há mais de 50 anos e atua nos segmentos de exploração de petróleo e gás natural, no fornecimento de gás, produção de biocombustíveis e bioenergia, por meio da bp bioenergy, fornecimento de combustível para aviação e marítimo, lubrificantes por meio da Castrol, comercialização de energia e combustíveis, energia solar (Lightsource bp), além de atuar via joint-ventures em geração termoelétrica (GNA), tancagem e logística de combustíveis (Opla), e distribuição de combustíveis marítimo (Efen).