Município adota protocolo da OMS para que os pacientes curados tomem os devidos cuidados ao retorno de suas atividades.
De acordo com documento, que tem referência mundial, pacientes que tiveram covid-19 podem ser liberados após 14 dias, desde que estejam sem sintomas.
Para liberar os pacientes que tiveram covid-19 ao convívio social, a Secretaria de Saúde de Cordeirópolis, está adotando o protocolo de liberação que é definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele foi desenvolvido para que os governos e secretarias possam liberar os pacientes positivados que são de sua responsabilidade.
No primeiro momento, após alguns dias sem sintomas, o paciente é liberado para convívio domiciliar e, dias mais tarde, se continuar em bom estado, é autorizado a voltar ao convívio social e pode retornar às atividades profissionais.
Confira o protocolo de liberação de acordo com cada caso:
Casos positivos: os pacientes serão liberados para convívio domiciliar após três dias do desaparecimento de sintomas, mas é recomendado o uso de máscara, mesmo em casa, por mais dez dias. Para convívio social, a liberação será feita 14 dias após o desaparecimento dos sintomas. Sendo assim, não há a necessidade de realizar o teste rápido, pois o período de transmissão já passou. A pessoa passa a ser considerada curada.
Casos suspeitos (sem testagem): aqueles pacientes que não fizeram o teste, mas que foram diagnosticados com covid-19 pelo médico, de acordo com os sintomas e histórico, devem seguir as mesmas regras que os positivados.
Casos de contato próximo: pessoas que tiveram contato direto com algum positivado devem procurar a Secretaria de Saúde – Hospital Municipal – para realizar o teste de PCR ou teste rápido, já que em Cordeirópolis a Secretaria realiza o teste no positivado e também em seus comunicantes.