Feira livre é muito mais que um ponto de compras é a certeza de produtos frescos com qualidade direto do produtor
Com o intuito de mostrar Rio Claro com um olhar peculiar, o Cidade Azul Notícias traz uma reportagem especial com as atrações da Feira Livre do São Benedito. A feira acontece todos os sábados a partir das 5 horas da madrugada na Avenida 13 entre as ruas 9 e 10 e recebe muitos produtores que levam até as mãos do consumidor produtos de qualidade e sempre fresquinhos.
Não é difícil perceber que ao circular pela feira é possível encontrar verdadeiras pérolas, como o Francisco Mandioqueiro. Na verdade, um grande marqueteiro de seus produtos. Com muita gritaria ele chama a atenção dos clientes que não resistem a simpatia do feirante e levam para casa mandioca e as deliciosas farinhas feitas por ele mesmo.
Segundo Francisco
“ Trabalhei em São Paulo durante 20 anos, o meu jeito de vender chamou a atenção dos feirantes. Eu ganhava para animar as barracas, tinha dia que ficava cansado de correr de um lado para outro. Eu ficava chamando os clientes para várias barracas da feira”
Conta o feirante.
“A 3 anos em Rio Claro, eu comecei vendendo na rua quiabo, limão, mandioca e outros produtos. Estou nessa feira a 4 meses agora só estou vendendo mandioca e farinha. Eu mesmo fabrico a farinha e pelo visto os clientes estão gostando, toda semana eu vendo o saco quase todinho”
disse Francisco Mandioqueiro
Já para a coordenadora da feira Fatima Moreira, que todos os sábados leva para a feira Massas artesanais recheadas, pães caseiros, pão de queijo e salgados.
“A feira é uma liberdade fora do comum. A gente vê o pessoal chegando cedo. Todos aqui tem prazer em trazer o melhor para colocar à venda, e o cliente tem total liberdade de escolha, a vida na feira é diferente. Hoje a feira tem muitas coisas, acabou a história de peixe, verdura, frutas e pastel apenas. O conceito é outro; na feira o cliente encontra: pães variados, pão de queijo, sorvete, espetinho, artesanato, queijos e claro o tradicional caldo de cana, sucos, pastel frutas e verduras.”
“Estamos empenhados em trazer gente nova para este espaço, estamos com 22 barracas e todos os sábados a animação toma conta da rua. Muito cedo os clientes já vem chegando para levar o melhor para sua casa. O local agora conta com uma equipe de segurança. ”
Acrescenta Fátima
Geraldo Camilo Tomazin, produtor de laranja de Limeira contou um pouco de sua atividade na feira
“Trabalho em feira há 30 anos, por 20 anos trabalhei em Limeira, depois passei a fazer parte do grupo de agricultura familiar aqui em Rio Claro, sou sócio fundador da cooperativa. Tenho muito orgulho de estar junto desse pessoal dedicado. Toda semana eu procuro trazer produtos de boa qualidade. Aqui o pessoal é bastante exigente, na feira o perfil do comprador é outro. Esta laranja que estou vendendo aqui hoje eu colhi ontem, a feira é garantia de produtos sempre frescos. ”
Enfatizou o feirante Geraldo
Já para Ana Maria Tomazin
“Sou muito grata por estar aqui , fui muito bem recebida nesta cidade e acabei conhecendo muita gente bacana, fizemos muitos amigos aqui, gosto muito das minhas clientes e adoro ouvir quando elas chegam na semana seguinte e comentam que as nossas frutas estavam deliciosas essa é a minha maior recompensa.”
Já para Ingrid consumidora da feira “Não é sempre que temos tempo disponível para vir na feira, mas quando sobra tempo a gente vem comer um pastel, passear com nosso filho, comer um milho e claro fazer umas compras para a semana. ” disse a consumidora Ingrid Bonaldo Almeida. Já o seu marido Cláudio Vagner de Paula Almeira, “As coisas da feira parecem ser mais frescas. O contato com o feirante é diferente, você acaba conhecendo as histórias das pessoas, é muito gostoso. ” destaca Claudio.