Anuncie aqui
Anuncie aqui

Reunião de trabalho em SP debate a qualidade do ar em Santa Gertrudes

Relatório elaborado em parceria entre Aspacer e Unesp de Rio Claro é apresentado para representantes do Governo do Estado

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) receberam, na última quinta-feira (14), um relatório sobre a qualidade do ar no município de Santa Gertrudes.

Anuncie aqui

O documento foi elaborado pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, a pedido da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer).

A iniciativa consiste em uma investigação científica das atividades do município de Santa Gertrudes e da dinâmica regional que impactam no meio ambiente, principalmente na qualidade do ar. O estudo da geóloga e professora do instituto da Unesp Cibele Montibeller começou há dois anos, após uma solicitação da Aspacer, que se empenha em reduzir os impactos da atividade ceramista na região.

Análise

Com o uso de filtros e sensores, a pesquisadora mapeou a concentração de elementos existentes na composição do ar da região. “Estamos preocupados como os moradores e a imagem do setor produtivo na região. Estamos todos com o mesmo propósito de minimizar o impacto ao meio ambiente”, explica o secretário-executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro.

“Trabalhamos nacionalmente a questão da qualidade do ar. Temos interesses na parceria com as universidades. Buscamos medidas para exportar tecnologia para todo o País”, destaca o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani.

“O objetivo da Cetesb é combater problemas, mas, sem a academia, a companhia não tem vida”, afirma o diretor da Cetesb Carlos Roberto dos Santos, que ressaltou a importância da parceria entre poder público, iniciativa privada e universidades, em busca de soluções.

“No passado, o empresariado não tinha o entendimento de tratar os problemas ambientais de forma sistêmica, como parte do processo de produção. O convênio com a Unesp partiu dessa necessidade”, revela Benjamin Ferreira Neto, conselheiro administrativo da entidade.

Impactos ambientais

Além da entrega do relatório da pesquisa ambiental, a diretoria da Aspacer protocolou um documento solicitando a apreciação da SIMA e da Cetesb de novas propostas para minimizar os impactos ambientais.

“A preocupação com a qualidade do ar incomoda todos e principalmente o setor. Queremos entender o processo e resolver os problemas. Temos consciência de que muitas das nossas ações ainda não estão tendo o impacto positivo. Também moramos lá e não somos acomodados”, enfatiza Almir Guilherme, diretor-executivo da Aspacer.

“Para a academia, trata-se de uma oportunidade muito rica de trabalho e diálogo”, conclui o professor José Alexandre Perinotto, também diretor do Instituto de Geociências da Unesp de Rio Claro.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Prefeitura de Rio Claro oferece vagas em 10 cursos profissionalizantes gratuitos

Inscrições estão abertas e cursos serão iniciados em maio. Em parceria com o governo federal, a prefeitura de Rio Claro...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Celebrando Sete Décadas de Alegria: Ana Steinberg Reúne Amigos para uma...

Aos 70 anos, Ana Steinberg mostra que a idade é apenas um número e celebra a vida com intensidade e gratidão, em uma festa...

Rotary Club de Rio Claro celebra o Dia Internacional da Mulher...

Evento reúne personalidades femininas . No último dia 11 de março, o Rotary Club de Rio Claro celebrou de maneira memorável o Dia Internacional da...
Anuncie aqui

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia...

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba. Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de infláveis gigantes, que...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...
Anuncie aqui