Município pleiteia recursos do governo estadual para realizar as obras.
A prefeitura de Rio Claro reforçou pedido de apoio financeiro ao governo estadual para reformar o telhado e parte do teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari”, localizado na Vila Operária. A solicitação foi feita ao secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, em reunião realizada na terça-feira (4) na sede da secretaria em São Paulo. “Pedimos atenção aos projetos apresentados pelo município no ano passado para reformar o prédio do Centro Cultural, que é tão importante para a história cultural do município”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
Os projetos preveem investimentos de R$ 950 mil na reforma de todo o telhado do prédio que enfrenta problemas com infiltrações e de R$ 750 mil na recuperação do urdimento do teatro que engloba iluminação, som e equipamentos cênicos. “São problemas antigos que estamos trabalhando para resolver, assim como fizemos com a documentação do terreno do Lago Azul que hoje pertence ao município”, destaca Juninho.
Para realizar as obras, o município pleiteia recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), que administra recursos oriundos de multas e ações civis públicas por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor e ao patrimônio histórico, turístico e paisagístico. Esse dinheiro é destinado à preservação e à recuperação dos bens danificados.
A secretária municipal da Cultura, Daniela Ferraz, informa que o secretário estadual ficou de verificar a situação dos projetos de Rio Claro e encaminhá-los para aprovação. “A liberação desses recursos será uma conquista muito grande para a comunidade, já que há anos o prédio não recebe manutenção e carece de intervenções”, afirma Daniela, observando que a reforma do prédio irá oferecer maior conforto para artistas e frequentadores do Centro Cultural.