A primeira frente fria da nova estação vai provocar mudanças no tempo pela faixa leste do estado de São Paulo na madrugada de segunda-feira (27).
Entre a noite desse domingo (26) e a madrugada de segunda-feira (27), há condições para chuva frequente e forte no litoral sul, Vale do Ribeira e na Baixada Santista, com alto potencial para temporais com chuva volumosa. Os acumulados ficam entre 50 e 70 mm, mas pontualmente os volumes de chuva podem alcançar ou até mesmo ultrapassar os 80 mm – em especial em áreas do litoral sul paulista.
A passagem do sistema também provoca mudanças no tempo e na temperatura na capital.
O dia ainda começa bem abafado, mas em relação ao calorão de mais de 30°C do final de semana, máxima na capital que não passa de 24°C. Vai ser um início de semana mais instável, com sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer momento. Duranta a tarde os temporais com raios e ventos ganham força na RMSP, regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, litoral norte e nas cidades de Campinas, Taubaté e Sorocaba.
Alerta para transtornos!
Os grandes volumes acumulados podem ocasionar; alagamentos, enchentes, transbordamento de rios e deslizamentos de terra. Além disso, há risco para raios e rajadas fortes de vento que também podem ocasionar a queda de galhos e árvores.
Com o afastamento do sistema, as instabilidades perdem força já na quarta-feira (29), mas ainda será um dia com muitas nuvens na cidade de São Paulo. As temperaturas voltam a subir de forma gradativa e até a sexta-feira, se aproximam novamente de 29°C.
O extremo norte paulista terá um início de semana diferente, com muito sol, calor e baixa umidade relativa do ar. As pancadas de chuva retornam na quarta, devido ao excesso de umidade. Tendência até o final da semana ainda é de ar abafado, máximas passando de 30°C, em especial no interior de São Paulo e pancadas mais localizadas, moderada a forte, sempre entre tarde e noite.