Cascata do Caracol é uma das inúmeras atrações da cidade Gaúcha de Canela que encanta os visitantes.
O Parque da Serra Bondinhos Aéreos proporciona uma vista inesquecível de um dos melhores cartões postais do Brasil. O parque possibilita aos visitantes contemplar a Cascata do Caracol e a natureza da mata nativa da Serra Gaúcha por um ângulo privilegiado. A atração é indicada para todas as idades e possui acessibilidade na estrutura com rampas e elevadores em todas as estações. Desde dezembro de 2013, o parque conta com os primeiros bondinhos do Rio Grande do Sul. São doze bondinhos, que comportam confortavelmente 8 pessoas cada um, totalizando uma capacidade para 96 pessoas no passeio ao mesmo tempo. O percurso de ida e volta totaliza 840 metros. Localizado em Canela (RS).
O passeio é dividido em três estações, começando pela Estação Central. O local possui uma área de alimentação, lojas de souvenires e um mirante que permite uma vista completa do vale a 60 metros de altura. A próxima parada é a Estação Animal. Com um desnível de 130 metros, o espaço conta com mirante e trilhas com placas de identificação das árvores ao longo do percurso. O Espaço das Esculturas que falam é outra atração do local, com cerca de 85 peças talhadas em madeira pelo artista plástico Masaharu Hata (1938-2010). As esculturas representam animais que permitem aos visitantes interagir com as obras para reproduzir o som de cada um.
O espaço ainda conta com um cenário de floresta composto por esculturas de árvores e plantas, criado pelo designer e artista plástico Rodrigo Huelsmann. A Estação Cascata completa o trajeto. Nela é possível contemplar a beleza do vale e a Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros, oferecendo uma vista inesquecível ao visitante. A Estação possui ainda acesso ao mirante, onde é possível tirar fotos de todo o cenário e guardar a recordação de um passeio incrível em contato com a natureza exuberante e diferenciada da Serra Gaúcha.
Com tecnologia desenvolvida na Suíça e utilizada em países como Áustria, Itália e Alemanha, as doze cabines passam por inspeções diárias. A vistoria é feita por engenheiros brasileiros, treinados pela fabricante suíça Rowema, que utilizam software desenvolvido pela equipe dos Bondinhos Aéreos. Técnicos da empresa europeia visitam o Parques da Serra para verificações programadas, com base nos laudos encaminhados à empresa.
Eagle
Em julho de 2018, o Parques da Serra Bondinhos Aéreos apresentou uma atração, inédita na América do Sul (com exceção do México): o Eagle. Ideal para quem gosta de aventura e contato com a natureza, o equipamento de tecnologia norte-americana consiste em uma cadeira com capacidade para duas pessoas, suspensa por um cabo instalado em inclinação.
O Eagle é dotado de um mecanismo de acionamento com motor elétrico que fornece forças de aceleração adicionais e um sistema de freio a ar. Simulando o voo de uma águia, a cadeira se desloca a 180 metros de distância presa por cabos de aço a uma altura de 21 metros. “Este deslocamento tem um desnível de 45 metros em relação à saída e à torre de reenvio, onde se pode observar a Cascata da Caracol e a vista do vale por um ângulo diferente, com muita adrenalina”, explica o diretor do Parques da Serra Bondinhos Aéreos, Fabrício Bogo. A saída do equipamento, fabricado pela empresa Soaring Eagle Zip Line, dos Estados Unidos, fica próxima a Estação Central do parque, onde acontece o embarque inicial dos bondinhos.
Protocolo durante a Pandemia
Bondinhos Aéreos em Canela é higienizado com solução antimicrobiana de longa duração
O Parque tem seguido uma série de protocolos de higiene e segurança para garantir o bem estar de visitantes e colaboradores. Recentemente, o empreendimento passou por uma higienização completa em todos os espaços do parque usando uma solução antimicrobiana de longa duração, o SD Pro. “O objetivo desta medida é proteger a saúde de todos os visitantes, bem como os colaboradores. Afinal, nossa prioridade sempre foi garantir a segurança das pessoas que transportamos, com cuidados permanentes em toda a nossa estrutura”, explica o diretor do Bondinhos Aéreos, Fabrício Bogo.
Segundo ele, o produto usado na higienização garante proteção de 90 dias, com princípio ativo para a eliminação e tratamento contra bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos. “Esta tecnologia adere de forma molecular à superfície, sendo pulverizado com pistolas eletrostáticas fabricadas nos Estados Unidos. Como a solução aplicada não é removida, o microrganismo se torna inativado por desnaturação em todas as superfícies tratadas com este produto”, observa Bogo.
O SD Pro conta ainda com uma composição de biossegurança para proteção do meio ambiente, é pulverizado por técnicos especializados, tem ação fungicida, bactericida e esporicida, além de tornar o ambiente hipoalergênico.
Durante a higienização, a solução foi aplicada nos espaços do empreendimento, incluindo superfícies e objetos de uso comum. Também foram colocados adesivos em vários locais do parque e dentro das cabines, com QR code, para as pessoas verificarem informações do produto utilizado.
“Adotamos diversas medidas de segurança e saúde, para que todos possam curtir nossas atrações e o contato com a natureza. Além do uso de máscaras, álcool gel e distanciamento, seguimos um rigoroso protocolo de limpeza”, acrescenta Bogo.
O parque, que oferece uma visão privilegiada da Cascata do Caracol, está funcionando das 09h às 17h, com programação sujeita a alterações conforme os decretos do governo do Rio Grande do Sul. Entre outros cuidados, foram colocados tapetes higiênicos em todas as áreas e são usados termômetros para auferir a temperatura de visitantes e colaboradores. As janelas dos bondinhos ficam abertas 100% do tempo, para circulação do ar, com medidas para se manter uma distância mínima de dois metros entre as pessoas nas filas, e o embarque é realizado por famílias ou individualmente.
Serviço:
Horário de atendimento: Diariamente das 9h às 17h
Endereço: Estrada da Ferradura, 699 – Caracol, Canela – RS
Telefone: (54) 3504-1505, (54) 3878 3250, (54) 3878 3251
E-mail: [email protected]
Site: www.parquesdaserra.com.br
Ingressos: Crianças até 6 anos são isentas, de 6 até 12 anos e melhor idade acima de 60 anos pagam R$ 23,00, para adultos o valor fica R$ 46,00.
Estacionamento interno gratuito.