Anuncie aqui
Anuncie aqui

Covid-19: fiscalização em shoppings de Campinas flagra descumprimento de regras sanitárias e aplica 8 autuações

Ação neste sábado (19) foi motivada por aumento de casos da doença na metrópole e fluxo intenso de clientes para compras de Natal. Irregularidades foram constatadas em três locais.

Anuncie aqui

Uma fiscalização em shoppings de Campinas (SP) neste sábado (19) terminou com oito autuações por descumprimento de regras sanitárias para evitar a transmissão do novo coronavírus, segundo a prefeitura.

O trabalho coordenado pela Vigilância Sanitária em conjunto com a Secretaria de Estado contou com participações da Defesa Civil, Procon, Guarda, Secretária de Urbanismo e Setec. Segundo o governo, as falhas foram verificadas durante ações em três de quatro shoppings fiscalizados durante o dia. Todos os estabelecimentos têm prazo para recurso, antes da possível cobrança de multa de R$ 1,4 mil.

Iguatemi

Duas autuações foram aplicadas contra lojas por falta de controle de acesso;
Um espaço de entretenimento foi autuado e recebeu determinação para que um brinquedo seja interditado, em virtude da impossibilidade de higienização. Foi constatado uso por crianças.

Parque das Bandeiras

Três empresas responsáveis por brinquedos foram autuadas, em virtude da falta de higienização das atrações. Como a limpeza é possível, neste caso, não há interdição;
Parque D.Pedro.

Uma autuação foi aplicada contra a administração do shopping por não manter espaço mínimo exigido entre as mesas da praça de alimentação;

Uma autuação contra restaurante por falta de controle na fila. No local foi verificada ausência de demarcação para distanciamento social e aglomeração de clientes;

Desde o início da pandemia a região registra 113.217 casos da doença, incluindo 3.091 mortes.

Em nota, a prefeitura destaca que o aumento de infectados na metrópole é um alerta para a intensificação de cuidados preventivos. Com isso, ela destaca necessidade de reforçar protocolos de segurança e manter a vigilância referente aos procedimentos de prevenção à Covid-19, como :

Respeito ao distanciamento entre mesas e cadeiras em bares, restaurantes e praças de alimentação, manter o controle de fluxo de pessoas de forma a limitar o número de clientes.

Uso de máscaras de proteção por clientes e funcionários.

Ausência de aglomeração e fluxo intenso de pessoas.
Demarcação no piso para garantir o distanciamento entre os clientes.
Disponibilização de álcool em gel e fornecimento de máscaras em número suficiente para os funcionários.
Placa afixada em local visível e em número suficiente sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Cuidados com a higienização dos ambientes e utensílios.

O que dizem os shoppings?

O Iguatemi informou, por meio de assessoria, que promove o controle da entrada e saída de visitantes e respeita o limite de 40% da capacidade. Com isso, diz nota, os acessos são bloqueados quando o percentual é atingido, como neste sábado, e liberados quando há redução da quantidade. O centro de compras reforça que opera com cuidado para proteção de clientes, lojistas e colaboradores.

“O empreendimento ressalta o cumprimento de todos os protocolos de saúde e proteção e informa que toda equipe tem atuado na conscientização de clientes sobre a necessidade do uso correto de máscaras e do distanciamento e na orientação junto aos lojistas para que cumpram os protocolos e medidas preventivas”, destaca texto da assessoria.

O Parque D. Pedro Shopping defende que segue rigorosamente as determinações dos órgãos competentes, inclusive com contagem de clientes e controle de acesso. “Por isso, na tarde deste sábado, bloqueou suas entradas de forma a manter a capacidade permitida”, diz trecho.

A assessoria do estabelecimento diz ainda que tem consultoria especializada e tecnologias UV para higienização, além de mais de 200 pontos de álcool em gel distribuídos pela área.

Também fiscalizado durante a tarde, o Campinas Shopping informou que controla a presença de visitantes, com respeito ao índice de 40%, e que em nenhum momento atingiu lotação máxima do estacionamento. “A equipe de segurança é treinada e aborda os clientes para orientar sobre o uso correto da máscara sempre que necessário, bem como outros procedimentos de segurança”, diz texto.

Fonte: G1

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

O destino dos invisíveis

Por: Nilson Nicoletti Na esquina onde a cidade azul acelera, há quem pare. Uns por cansaço, outros porque não têm...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rio Claro no palco nacional: Biahh Cavalcante precisa do nosso apoio...

Cantora rio-clarense se apresenta hoje em noite decisiva no reality da TV Globo e conta com a torcida da cidade para seguir na competição. A...

Inauguração do Centro de Estética Avançada Dra. Thayná Melo marca novo...

“Espaço moderno e sofisticado reúne técnicas avançadas e promete transformar o conceito de estética em Rio Claro.” No último sábado (30 de agosto), Rio Claro...

1º Porco à Paraguaia e Costelão no Chão dos Amigos do...

Um encontro marcado pela boa gastronomia, música de qualidade e momentos inesquecíveis no PitBoys BBQ.   Por: Ana Murbach No último domingo, 31 de agosto, o charmoso...
Anuncie aqui

Guarda Civil resgata quatro crianças abandonadas em casa insalubre em Rio...

Meninas de 3 a 8 anos foram encontradas famintas, sujas e assustadas; Conselho Tutelar assumiu a ocorrência e garantiu atendimento médico imediato. Na tarde de...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...
Anuncie aqui