O superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), Osmar da Silva Junior (foto), deverá comparecer na próxima quinta-feira (30) à Câmara Municipal de Rio Claro para explicar, entre outras coisas, a decisão de retomar a partir de outubro o corte do fornecimento aos clientes em débito com a autarquia.
A convocação foi confirmada pelo presidente da Casa de Leis, José Pereira, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (27), depois que alguns vereadores voltaram a defender que a tolerância aos inadimplentes – iniciada em março do ano passado por causa da pandemia de coronavírus – seja prorrogada até dezembro.
A justificativa de que o DAAE está em dificuldade financeira e que, diante disso, precisa apertar o cerco aos devedores, provavelmente também estará na pauta da reunião. Surgiram questionamentos, por exemplo, sobre uma suposta falta de empenho na cobrança das dívidas de grandes consumidores, com destaque para empresas do setor industrial e agremiações esportivas.
O superintendente terá ainda oportunidade de falar sobre a crise hídrica e a aplicação de multas nos casos de desperdício, conforme estabelece decreto recentemente publicado. Em diversas oportunidades, o prefeito Gustavo Perissinotto e o próprio Osmar da Silva Junior já destacaram que o principal objetivo da medida não é punir ou arrecadar, mas conscientizar as pessoas sobre a necessidade de priorizar o uso da água potável em higiene, saúde e alimentação.