Anuncie aqui

Captação de capital e idéias para empreender I

Uma empresa começa com uma ideia de produto ou serviço para atender a uma necessidade do mercado consumidor e o desenvolvimento dessa empresa passa por três fases: planejamento, teste e implementação.

A fase de planejamento é mais conceitual do que prática, mas ela é essencial para o sucesso das próximas etapas. O empreendedor deve avaliar e descrever como será o produto ou serviço que será desenvolvido, avaliar fornecedores e definir mercado (público alvo).

Na segunda fase – de teste – o empreendedor trabalha na conceitualização prática do seu empreendimento. Se este for um produto, esta é a fase de desenvolvimento do protótipo; se for uma empresa de serviços, um piloto (uma parte do que será o serviço), como por exemplo, uma escola de ensino a distância de robótica poderia ter uma versão simplificada de um curso, mas já na plataforma da empresa para testar se as funcionalidades propostas no projeto (vídeos, provas, exercícios) estão funcionando.

Anuncie aqui

A terceira fase é a de implementação e agora sim, o produto ou serviço está testado. O empreendedor efetua os gastos maiores (investimentos) para o lançamento do negócio.

Todas as fases demandam capital, nas duas primeiras o capital exigido é menor, mas o risco é maior. Por conta disso, o capital próprio, de familiares e amigos são os mais utilizados.

Buscar empréstimos em instituições financeiras é uma opção para os empreendedores. O banco, após análises criteriosas de risco, pode oferecer linhas de crédito para as pessoas ou empresas e valores deverão ser devolvidos com o acréscimo de juros (principal + juros) em prazo determinado em contrato, mas essas instituições financeiras solicitam que os empreendedores ofereçam garantias reais em contrapartida aos empréstimos e é, justamente, essa a maior dificuldade para as startups.

O desenvolvimento de novos negócios tem fundamental importância para a economia do país, já que está diretamente relacionado a criação de novos empregos. Muitos projetos e empresas poderiam ser desenvolvidos se os empreendedores encontrassem formas de obter recursos financeiros acessíveis.

Ter acesso a fontes de financiamento é essencial para incentivar o empreendedorismo, além dos tradicionais empréstimos bancários, existem outras formas de captação de recursos financeiros e é sobre este tema que trataremos nos próximos artigos para auxiliar empreendedores nascentes e estabelecidos a terem uma melhor gestão das finanças da empresa.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Da tendência à Lei

A Lei da Improbidade Administrativa surgiu em 1992 para punir os malfeitores no trato da coisa pública, incluindo-se o funcionalismo público. Essa lei acabou...

Colorindo a vida

Por: Priscila Assumpção “Laranja? Será que combina com rosa?” Esse era um dos pequenos dilemas que tinha que enfrentar enquanto escolhia qual cor usar a...

A Música e os Músicos

Pequenas Alegrias

Anuncie aqui

Mais notícias

Força Tática localiza carro clonado usado em roubo e detém envolvidos em Rio Clarog

Veículo havia sido furtado em Santo André e era utilizado em crime contra loja de departamentos; dupla foi levada ao Plantão Policial. Na tarde de...

Rio Claro terá vacinação sábado no evento Passos da Esperança

Atendimento será das 8 às 12 horas. Rio Claro terá vacinação no feriado deste sábado (15) das 8 às 12 horas no evento Passos da...

NOTA PÚBLICA