Anuncie aqui

Aprovadas isenções para setores impedidos de abrir na pandemia

A Câmara Municipal de Rio Claro aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (13), o Projeto de Lei 134/2021, que autoriza o Poder Executivo a conceder isenção e remissão de impostos e taxas a estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços impedidos de funcionar durante a pandemia de coronavírus. O período vai de março de 2020 a dezembro de 2021.
Embora o texto de autoria do prefeito Gustavo Perissinotto defina com clareza as categorias beneficiadas, alguns vereadores ainda tiveram dúvidas sobre a abrangência da proposta. Isso, aliás, já ocorreu em outras ocasiões, o que aponta para a necessidade de leitura mais atenta dos projetos, pelos próprios mandatários ou assessores.

No caso da Taxa de Ocupação de Solo, por exemplo, serão beneficiados feirantes, ambulantes e motoristas de táxi. Já em relação ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), além dos ambulantes, ficam remidos ou isentos cabeleireiros, esteticistas, produtores de eventos e motoristas de vans escolares.
Por sua vez, ao tratar da Taxa de Licença de Funcionamento, o projeto é mais genérico ao mencionar ambulantes, feirantes, foodtrucks e “demais atividades que ficaram impossibilitadas de funcionamento.”

A proposta envolve também a Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos de setores afetados durante o isolamento sanitário, desde que comprovado mediante relatório da empresa operadora do sistema.

Anuncie aqui

Por derradeiro, o projeto prevê a remissão ou isenção de pagamento de aluguéis para ocupantes de imóveis ou espaços públicos.

Depois de aprovado em definitivo e sancionado pelo prefeito, quem se enquadrar em alguma das situações previstas deverá apresentar requerimento e documentação que comprove o direito ao benefício à Secretaria de Finanças.

Anuncie aqui

José Rosa Garcia

Colaborador

O colaborador é jornalista de vasta experiência. Atuou como Jornalista, chefe de redação e editor de jornais, correspondente do Jornal Estado de São Paulo e Assessor Político. Grande conhecedor da área atualmente escreve sobre politica.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Empresas não podem exigir que funcionários se vacinem contra a Covid-19

Por: Fábio Pejon Em dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a vacinação contra a Covid-19 pode ser obrigatória, mas não forçada. A notícia...

Falta galo no terreiro

"Terreiro que não tem galo quem canta é frango e franguinha", ensina um trecho da letra de "A Vaca Já Foi Pro Brejo", legítimo...
Anuncie aqui

Mais notícias

Força Tática apreende milhares de maços de cigarros contrabandeados em Rio Claro

Ação no Jardim Hipódromo resultou na prisão de um homem e apreensão de grande carga ilícita, encaminhada à Polícia Federal Na noite de segunda-feira (11),...

Barretos 70 anos: Festa do Peão terá mais de 130 shows e celebra diversidade cultural

A tradicional Festa do Peão de Barretos, principal etapa do Circuito Sertanejo, chega à sua 70ª edição com uma programação histórica. Marcado para ocorrer...